quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

As Sete Igrejas, ruínas mais antigas das Ilhas de Aran

Situadas em uma das ilhas de Aran, a Inis Mór, na aldeia de Eoghanacht, este é um dos lugares mais famosos das Ilhas de Aran é as Sete Igrejas, ruínas cercadas por um antigo cemitério. Fizemos esse passeio na nossa primeira viagem, em 2011 e na segunda também. Nessa parada, nem todos saímos da van. Eu fui, porque me amarro num cemitério. Mas a energia lá era meio pesada mesmo. Nem todos os cemitérios eram densos. Bom, esse era. Em especial as ruínas de uma das igrejas. As outras não tinham tanto problema, mas aquela ali... Era esquisita...
Se você notar, verá uma orbe em uma das fotos tiradas. Não tem mais quase nada de pé nessas ruínas, em alguns locais você tem apenas as fundações marcando o local de uma das igrejas.
Gostei pelo valor histórico. É sempre bom sentir as energias do passado. Muito vento e um pouco de chuva nesse dia também deram um ar mais sombrio ao passeio.
Na segunda vez, não foi tão denso, e pudemos observar alguns rituais feitos no local. As Sete Igrejas na verdade são apenas duas cercadas por construções domésticas onde viviam e trabalhavam os monges. Acredita-se que um santo esteja enterrado ali e o lugar é motivo de peregrinação da Irlanda. A igreja maior, Teampall Bhreacáin (St Brecan’s Church) data dos séculos VIII e XIII. A igreja menor, de arquitetura mais simples, data do século XV.


Moedinhas colocadas em um vão dentro de uma das ruínas das 7 Igrejas.

Pedras e uma guirlanda sobre um antigo túmulo faz parte de uma das antigas práticas místicas que nunca morreram.

As ruínas das 7 Igrejas ainda comportam um cemitério que mistura, como muitos cemitérios na Irlanda, túmulos centenários e outros bem recentes.

As vacas não ligam.

Dentro de uma das maiores igrejas das 7 ruínas. 

Nosso motorista em Inishmore, um senhor muito sério que contou sobre as dificuldade de se viver na ilha, especialmente depois do acordo com a União Européia.

Eu e mais alguém. Note a orbe ao meu lado.




Essa foto de Na Seacht Teampaill (The Seven Churches) é cortesia do TripAdvisor



Nenhum comentário:

Postar um comentário